segunda-feira, março 08, 2004

Dia Internacional da Mulher - Um pouco de historia...

As reivindicações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857, originaram a comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo.
Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, as trabalhadoras fizeram greve e manifestaram-se contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, e contra as más condições da fábrica.
Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League.

Esta associação tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.
Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Mais tarde, o Partido Socialista norte-americano decretou o último Domingo de Fevereiro o Dia Internacional da Mulher.
Foi comemorado pela primeira vez em 1909 e pela última vez no ano de 1913, pois durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca), a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

E, assim, de ano para ao este dia passou a ser comemorado como uma arma contra à opressao e desigualdade e incentivo à luta pela igualdade de direitos.

E, apesar de presenciarmos cenas de discriminacao e de em certos paises a mulher ser ainda totalmente discriminada, aos poucos e poucos esta luta foi mostrando resultados e coisas que antes eram perfeitamente banais, sao hoje completamente inaceitaveis, na nossa sociedade.

Por esta grande conquista e pelo que e preciso ainda fazer eu dou os PARABENS a todas as mulheres, pois este dia e dedicado a elas, às suas conquistas e às conquistas que ainda estão por ser feitas, conquistas estas que não sao apenas delas mas de todos nós, da nossa sociedade!

Sem comentários: