terça-feira, novembro 16, 2004

Pensamentos de Natal

Provavelmente demasiado subtil para o entendimento do Paulo mas é esse o principal traço caracterizador do meu ultimo post, a Ironia. É obvio q eu me referia a um acontecimento anual bem mais importante q a celebraçao do natal...
Mas o Paulo acabou por tocar num dos pontos mais caracterizadores da nossa sociedade, o consumismo.
A sociedade evolui e as culturas confrontam-se perdendo-se tradiçoes e ganhando outras. O Natal não é encarado hoje, pelo menos por grande parte da populaçao, como a celebraçao d nascimento de Jesus, mas sim, um motivo ou opurtunidade para festejar, para alegria, para conviver. Com a tranformaçao da sociedade seria natural q o 25 de Dezembro deixa-se de ser uma data tâo marcante do ano, mas a publicidade(eu sabia q ia falar nela=P) fez questâo de transformar este data na mais consumista festividade do ano, com, por exemplo, o famoso Pai Natal da Coca-Cola.
Hoje em dia o Natal é na sociedade ocidental, cada vez mais mecanica, uma quebra de rotina, mais um motivo para consumo, um dia de festa e um dia de convivio.
Como o Paulo referiu o Natal torna-se cada vez mais(do que já é) a festa do consumo, e daí a sua publicidade começar cada vez mais cedo, qq dia teremos o q tanto querem, embora com outras intenções: O Natal durante todos os dias do ano.
Mas ninguem estava, certamente, a espera de outra coisa, todos gostam de ver as ruas enfeitadas pela altura do natal, de receber prendas, de conviver, de dar prendas e dos doces de natal. É importante é que, com esta transformaçao, não se perca o tão famoso espirito natalicio, o convivio, obviamente, com prendas ou sem elas, a solidarieadade, a fraternidade, a generosidade e a ajuda ao proximo, valores estes que, estes sim, deveriam ser publicitados e cultivados durante o ano inteiro!
Vivemos em sociedade e para que esse modo de vida possa continuar devemos seguir determinados principios q o tornem sustentavel, como o respeito e amor ao proximo.

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